Pınar Selek
Pınar Selek'e Tanığız


A nossa companheira Pinar Selek, socióloga, feminista e escritora, tem sido injustamente acusada ao longo dos últimos 11anos, de ser responsável pela explosão do Spice Bazaar (mercado das especiarias, Istambul). Apesar de já ter sido absolvida por duas vezes, a absolvição foi injustamente invertida pelo 9º Departamento Penal do Supremo Tribunal em Março de 2009. A objeção por parte do Escritório Principal da Acusação contra a decisão do 9º Departamento Penal foi rejeitado por maioria de votos em Assembleia Geral do Supremo Tribunal na semana passada. Após todos estes anos, continuamos á espera que justiça seja feita apesar das injustas sentenças ordenadas pelo tribunal.

 

É escusado dizer que nós somos testemunha de Pinar Selek. Porque hoje, tudo o ela fez pelos direitos de igualdade, liberdade, paz e justiça é conhecido não somente na Turquia mas sim por todo o mundo. Aqueles que testemunharam o processo do seu caso e da sua absolvição nas salas do tribunal mantém a sua postura enquanto testemunhas. Dia após dia, o numero de testemunhas aumenta. Contudo, outro facto conhecido na Turquia bem como no resto do mundo é que estabelecer justiça na Turquia é uma tarefa muito difícil; e que a maior parte dos esforços acaba em fracasso ou grande sofrimento. Neste ponto de situação, a inocência de Pinar é bastante óbvia; todos necessitamos que justiça seja feita em nome de paz e direito na Turquia. Um dos passos mais importantes neste caminho é e será a absolvição pública e final de Pinar Selek.

 

Esta é a altura de rever todas as injustiças que têm vivido na nossa memória. As alturas em que ao longo dos anos temos testemunhado e onde todos e quaisquer esforços têm sido desaprovados um a um...

 

Antes de mais, a causa original da explosão, que é obviamente um ponto importante no serviço da justiça, foi, deliberadamente ignorado por parte de algumas autoridades. Vários especialistas disseram contínuamente que a explosão foi causada por uma fuga de gás e não por uma bomba. Por alguma razão, o Tribunal Penal não quis ouvir falar dos relatórios dos especialistas. Sendo este o caso, há anos que andamos numa confusão relativamente ao motivo contra o qual devemos protestar. Deverá ser contra o Tribunal Penal, cuja decisão ignora por completo o veredicto final dos relatórios? Ou contra a injustiça a que uma socióloga tem sido contínuamente acusada, apesar da sua inocência já ter sido comprovada?

 

Seguindo uma outra questão: A explosão não foi causada por uma bomba. Contudo, seja qual for a razão que causou a explosão, o que é que isto tem a ver com Pinar Selek? Durante o interrogatório, Pinar não foi questionada acerca da explosão; no entanto, mais tarde, aparece subitamente um suposto criminoso, através do qual Pinar é acusada deste crime. Trata-se do réu Abdülmecit Öztürk, que mais tarde confessou ter dado essa indicação sobre pressão e agravada tortura... Primeiro Öztürk disse, sobre pressão, que teriam cometido o crime juntamente com Pinar; tendo depois explicado contínuas vezes que nem sequer conhecia Pinar Selek. Todas as questões que temos colocado ao longo destes anos mantém-se sem resposta: como é que o registo de testemunho, negado pelo próprio Öztürk uma vez ter sido conseguido sobre pressão o que agorá se terá tornado num grande escândalo de autoridade pode ser aceite, mesmo não tendo sido sustentado por quaisquer provas de crime? Mais ainda, como é que Pinar Selek, que nunca sequer fez mais que uma citação sobre a explosão, que já foi absolvida deste caso, pode ser acusada repetidamente enquanto Öztürk dizendo que ele, o próprio, cometeu o acto, tem a sua absolvição confirmada pelo Tribunal?

 

Chegando a este ponto, estamos agora completamente cientes de que este caso não se trata de questões legais mas pura e simplesmente de questões políticas... É a luta por paz e justiça de uma honesta, ativa, camarada socióloga que sempre esteve ao lado daqueles vitimizados, excluídos ou que sofreram injustiças, e que sempre vincou uma posição pela igualdade e liberdade na sua sociedade. Como tal, este caso não se trata somente de Pinar, trata-se sim de todos aqueles que trabalham pela mesma causa que Pinar; é o nosso próprio caso. Certamente não nos é desconhecida esta política que envolve pensadores críticos como Pinar tornados em alvos por condenação de bombardeamento, tais, neste país. E é por isso que desejamos e esperamos que justiça seja feita não somente para Pinar mas para nós próprios, bem como para o nosso país...

 

 

Até que a justiça seja feita, nós continuaremos a exigir; não só por Pinar, mas por tudo o que esteja na escuridão seja iluminado, para que toda a consciência fique tranquila, para que a Turquia tenha finalmente paz... Simplesmente porque para nós, não há outra forma de viver.

 

Amargi

Cooperativa das Mulheres

 

Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Pınar Selek
Mahkeme Süreci Court Process